Arquivo para setembro \30\+00:00 2008

30
set
08

Norma Vieira e Vera Orsini fazem exposição com alunas

 

Com peças em vidro e cerâmica, Norma Vieira e Vera Orsini expõem com suas alunas até o dia 04 de outubro na galeria da loja Zaftt, no Cambuí. As duas artistas ministram cursos no Tote Espaço Cultural.

 

Serviço:

Mostra de cerâmica e peças em vidro Norma Vieira, Vera Orsini e alunas

Quando: de 1 a 4 de outubro

Dias 1, 2 e 3: das 10 às 19h

Dia 4: das 10 ás 14h

Local: galeria da loja Zaftt

Endereço: Rua Guilherme da Silva, 383 – Cambuí

 

30
set
08

3º Estação das Artes agita distritos de Sousas e Joaquim Egídio em Campinas

 

 

O sucesso das edições anteriores fez com que o Estação das Artes entrasse definitivamente para o calendário cultural e gastronômico da cidade de Campinas. O evento, que acontece no domingo, dia 26 de outubro, nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, traz, nesta 3ª edição, exposições, workshops, oficinas, aulas abertas, apresentação de dança, coral e música, além de feiras de arte e artesanato nos dois distritos.

 

A intensa programação começa às 9 horas da manhã e se estende até as 17 horas. Quem quiser aproveitar bem o dia, pode chegar cedo para uma caminhada pela trilha que liga Sousas a Joaquim Egídio ou participar de uma Oficina de Vivência de Ioga. Tomar um café da manhã diferente é outra deliciosa opção. Nos dois distritos, há desde os mais tradicionais até os com jeito de fazenda.

Tanto em Sousas quanto em Joaquim Egídio, haverá exposições de arte e atividades como aulas abertas de dança, oficina de decoupage (arte de enfeitar objetos com recortes de papel ou tecido), cerâmica, fotografia, jóias, entre outras. Nas feiras, a diversão é garantida o dia todo com a infinidade de mimos interessantes. Na Vila das Artes, em Sousas, haverá oficina gratuita de decoupage. E Em Joaquim Egídio, na Arte no Empório, os artistas farão do local um grande ateliê ao ar livre, onde cada um montará uma peça, mostrando sua técnica. Além disso, no local, haverá oficina de confecção de jóias.

A diversão das crianças fica por conta de mini-arvorismo, tiroleza, passeio de pônei, sky jump, orbital e casa da árvore. E ainda o tradicional teatro de mamulengos. E quem tem mais de oito anos, pode participar da oficina de decoupage.

Para coroar ainda mais esse dia repleto de cultura, nada como uma apresentação musical. Convidado pela Rumo, ONG que oferece atividades educativas a classes sociais menos favorecidas, o Coral Luther King, de São Paulo, vem complementar o clima do evento. Regido pelo maestro Martinho Lutero, o coral inicia sua apresentação na praça Beira Rio e convida ao público a uma pequena caminhada até a Paróquia Santana, onde o concerto será realizado. 

Quem quiser passear de um distrito ao outro, pode deixar o carro estacionado e fazê-lo com o transporte de uma jardineira, que além de permitir a apreciação da bela paisagem e paradas nos núcleos onde acontecem exposições, feiras de arte e oficinas, é ecologicamente correto.

E para completar, os restaurantes dos dois distritos também farão parte desse dia de Estação das Artes, com exposições de artistas e fotógrafos da região e pratos especiais que levam nomes bem criativos.

Sobre Sousas e Joaquim Egídio

   

Localizados a 10 km do município de Campinas, os distritos de Sousas e Joaquim Egídio possuem um potencial turístico ainda pouco explorado, que reserva aos visitantes rios, cachoeiras, matas, trilhas, relíquias arquitetônicas, festas tradicionais, flora e fauna nativas, montanhas e antigas fazendas dos tempos áureos do café.

 

 

Acesse o blog do Estação das Artes para conferir a programação: http://www.estacaodasartes.blogspot.com/

 

 

12
set
08

Obra da artista Norma Vieira abre discussão sobre fome e biocombustíveis no mundo

Com a obra “Paradoxo Energético”, a artista Norma Vieira coloca em mesa a discussão sobre a fome ameçada pela alta dos alimentos por conta dos subsídios pagos à produção de biocombustível.

 

 

 

O trabalho de Norma Vieira faz parte da mostra Idéias em Trânsito para Circulação Balanceada da Sobrevivência, que reúne no Museu de Arte Contemporânea de Americana mais 11 trabalhos de artistas da região: Alexandre Órion, Alice Grou, Binho Martins, Denise Valarini, Diogo Bueno, Francisco Ivan Russo, Gustavo Torrezan, Isabel Caccia, Isadora Gutman, Nicolas Robbio e Sarah Valle e o Grupo V-DOC.

 

“Há muita pesquisa em relação a esse assunto e uma grande preocupação em encontrar uma solução para o aumento dos alimentos no mundo e novas fontes energéticas, devido a escassez de combustíveis”, comenta Norma.

 

Com sua Instalação, “Paradoxo Energético”, composta por uma mesa de madeira rústica, cinco objetos de alumínio pretos onde estão plantadas sementes de arroz e cinco pratos vazios de cerâmica no chacote, Norma Vieira remete aos chineses, que conseguiram resolver o problema da celulose, uma barreira contra as bactérias, tratando a palha do arroz com hidróxido de sódio antes de sua fermentação. Com isso, estão conseguindo produzir o biogás, mas ainda pesquisam sobre sua viabilidade econômica. “Esse trabalho é um desdobramento de outros anteriores, colocando sempre em cheque os paradoxos em que vivemos”, completa a artista.

 

Com a curadoria de Samantha Moreira e Maira Endo, a Mostra pode ser vista de 13 de setembro a 11 de outubro no Museu da Arte Contemporânea de Americana.

 

Serviço:

“Idéias em Trânsito para Circulação Balanceada e Sobrevivência”

Visitação de 13 de setembro a 11 de outubro

Terças a sextas, das 13 às 21 horas

Sábados, das 9 às 16 horas

Local: Museu de Arte Contemporânea de Americana

Av. Brasil, nº 1293 – Jardim São Paulo

Americana – SP

Tel.: 19 3408 8019/3408 8010

11
set
08

Embarque nessa saborosa viagem

 

A Estação 43 Pizzaria e Forneria traz uma proposta diferente das demais pizzarias de Campinas. Além dos variados tipos de pizza, o local chama atenção por sua decoração diferenciada. A proposta dos donos, Márcia Poeta e William Graça Filho, foi criar um espaço com cara e jeito de uma  estação de trem para aqueles que querem, em um ambiente acolhedor, comer uma boa pizza acompanhada de boa música.  

 

 

 

Depois de algumas visitas à Estação Anhumas, em Campinas, a fachada já estava decidida e a criação de um vagão de maria-fumaça como um dos ambientes da casa foi mais um toque especial. Com janelas, bancos, bagageiro e até paredes de madeiras o cliente sente como estivesse jantando dentro de um trem. Para completar a decoração, carimbador de passagem, alavancas e nas paredes fotografias antigas contam a história das saudosas Mogiana e Companhia Paulista de Estrada de Ferro.

 

 

No cardápio, são 30 opções de pizzas com receitas elaboradas pelos próprios donos e nomes que dão continuidade à viagem nos trilhos. Entre as especiais, sempre com massa fina e crocante, está a “Locomotiva”, que une mussarela de búfala, rúcula e cubos de manga, e a  “Trilho na Sola” com gorgonzola, agrião e bacon. Já a “ Maquinista” leva mussarela, bacon e alface temperado com maionese e a “1ª Classe” com funghi seco, shitake, shimeje e champignom salpicado com mussarela. A “Cruzeta” tem pesto de manjericão e cogumelo salpicado de mussarela e a “Vagão 43” que reúne na “bolacha” mussarela de búfala, abobrinha italiana e tomate seco.

Detalhe ainda nos guardanapos de pano e nas taças de vinho. “Queremos que nossos clientes sintam como se estivessem num túnel do tempo e lembrem-se das coisas boas que existiam naquela época, como tomar vinho em cálices de cristal, por exemplo, comenta a proprietária Márcia Poeta. E para completar, na pizzaria, os garçons, barmen e até os segurança usam uniformes que lembram as vestes dos ferroviários. Uma viagem pra lá de saborosa.

  

 

Serviço:
Estação 43 Pizzaria e Forneria
Rua Américo Brasiliense, 233, Cambuí, tel.: 19 3252-8585
Aberta todos os dias, a partir das 18h.
De domingo a quinta, até as 23h30
Sextas e sábados, até a meia-noite e meia

 
 
 
 

 

09
set
08

Feira de arte em Joaquim Egídio

 Com oficina de ikebana, distribuição de sementes de flores e o tradicional bolo com café, a Arte no Empório saúda a primavera

 

 

No domingo, dia 21 de setembro, tem feira de arte no distrito de Joaquim Egídio. Com atividades para crianças, oficina de ikebana e música ao vivo, a Feira apresenta, a cada edição, trabalhos de diferentes artistas. Para marcar o início da primavera, a Arte no Empório traz pintura de insetos como joaninha, salamandra e besouro, caricaturas e cidade em miniatura feita em pedra; aromatizadores de ambiente em spray, elaborados artesanalmente com fragâncias que acalmam ou revigoram; bijuterias feitas com tecidos e sementes brasileiras; utensílios para casa e jardim em cerâmica de alta temperatura; acessórios para a decoração em cristais e seda; bonecos personalizados e divertidos em tecido, pendurados em molas; bolsinha com boneca que troca roupa, mini caixa de costura para viagem, livros didáticos de tecido para a criança aprender a abotoar, amarrar e fechar o zíper; mantas, jogos americanos, aventais, toalhas em patchwork; colheres, garfos, pinças, móbiles e fontes de bambu; moda feminina; conjunto de aventais para churrasco com toalha de mão e necessaire em temas de times de futebol; camisetas customizadas infantis e adulto e peças para colecionadores e decoradores em ferro envelhecido e madeira com pátina.

 

Sombra e água fresca

Criado para que os visitantes fiquem mais à vontade na hora das comidinhas e bebidinhas, ou até mesmo para apreciar a beleza natural do local, um lounge com jeito de casa de campo completa o cenário aconchegante da feira. É sentar e não querer mais sair.

 

De dar água na boca

O lado gastronômico da Feira Arte no Empório é um assunto a parte.

Pães recheados, mini quiches, tortinhas artesanais, biscoitos, bem casados e brownies. Tudo isso regado a suco ou capuccino. E ainda bombons com formatos de flores, pássaros e borboletas com recheios de tâmara com nozes, côco com amêndoas e chocolate com amarula. E claro, o bolo com café, o agrado das “vovós” Lucilla e Stella, que comandam a feira aos visitantes.

 

 

Serviço:

 

“Feira Arte no Empório”

Quando: Domingo, 21 de setembro

Horário: das 10h às 17h
Onde:
Avenida Heitor Penteado, 1716 – Joaquim Egídio – Campinas (19 3298 6753) (em frente ao restaurante Vila Paraíso)

 

Oficina “Como montar o Ikebana”, com Patrícia Freitas

Valor: R$ 25,00

Material incluso: plantas, vaso especial para ikebana e guia com dicas

Horários:

1ª Oficina : 11horas

2ª Oficina: 15 horas

Inscrições podem ser feitas na hora

 

O Ikebana

Arte japonesa do arranjo floral, o Ikebana apresenta o amor pela linha e a apreciação pela forma e cor. Em sua forma mais simples, representa o céu, a terra e o homem.O arranjo destaca-se pela perfeição linear e o naturalismo. O Ikebana demonstra o amor pela natureza em todas as suas fases e trasmite a idéia de crescimento contínuo na vida.