Arquivo para agosto \25\+00:00 2008

25
ago
08

Venha passar um domingo diferente!

A 3ª edição do Estação das Artes acontece no dia 26 de outubro nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Das 10 às 17 horas, o evento oferece oficinas, workshops, feiras e arte e artesanato, ateliês abertos, teatro de bonecos, além de diferentes opções de gastronomia. Confira em breve a programção completa.

13
ago
08

Exposição Aquarelas

 

O Grupo Aguapé foi criado por nove amigas aquarelistas que se reúnem semanalmente para discutirem seus trabalhos.
São artistas com diferentes bagagens na área  da Arte, que têm como ponto de união a  transparência, a sobreposição de tons, as sucessivas películas translúcidas de tinta, a sutileza e o refinamento na mistura das cores que são a essência da aquarela.

 

Na Exposição Aquarelas com vernissage marcada para esta sexta-feira, dia 15 de agosto de 2008, às 20 horas, no Espaço Diálogo no Escuro, as artistas expõem objetos e colagens criados a partir de trabalhos de Aquarela.

O Grupo Aguapé já tem exposições marcadas para setembro, na Galeria de Arte da Secretaria de Cultura de Indaituba e, em outubro na Galeria Arte Tempo em Vinhedo.Serviço:

 

Grupo Aguapé: Vera Orsini, Cecília Liparizi, Giuliana Tinello, Julia Cardia, Regina Pisani, Rejane Frainer, Sylvia Cunha, Tata De Fiori, Wilma Serra Truzzi.
 
Quando: Coquetel sexta-feira, dia 15 de agosto, às 20 horas
Onde: Shopping Galleria Espaço Diálogo no Escuro
Endereço: Rodovia Dom Pedro I km 1315 – Campinas (SP)
Exposição aberta a visitação de 16 de agosto a 14 de setembro
12
ago
08

Duo de Violino e Piano com Elisa Fukuda e Vera Astrachan homenageia o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Terça-feira, dia 26 de agosto, a violinista Elisa Fukuda e a pianista Vera Astrachan sobem ao palco do Teatro São Bento, às 20h30, em uma homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil.

 

O concerto, que faz parte da Temporada 2008 de Concertos Internacionais, tem a direção artística de Winston Ramalho. O programa é iniciado com “Haru No Umi” (Mar de Primavera) de Michio Miyagy e, na seqüência, Sonata op. 24 em Fá Maior, Allegro, Adagio molto espressivo, Scherzo e Rondo – Allegro ma non troppo de Ludwig van Beethoven. Na segunda parte, Encantamento de Camargo Guarnieri seguido de Sonata em Lá Maior, Allegretto ben moderato, Allegro, Recitativo – Fantasia e Allegretto poco mosso de Cesar Frank.
 

Duo Fukuda Astrachan

Com mais de 20 anos, o Duo formado pela violinista Elisa Fukuda e a pianista Vera Astrachan tem se apresentado em importantes eventos e salas de concertos do Brasil. Entre eles: o Festival de Inverno de Campos de Jordão (SP), Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), Fundação Oscar Americano (São Paulo), Festival de Juiz de Fora, Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo), Concertos Banco de Boston (São Paulo), Universidade Federal de Minas Gerais/Conservatório (Belo Horizonte), Concertos Tribanco de Uberlândia, entre outros.

 

Elisa Fukuda nasceu em São Paulo e iniciou seus estudos musicais com seu pai, o violinista Yoshitame Fukuda. Graduou-se pelo Conservatório Superior de Música de Genebra, Suíça. Foi aluna de violinistas como: H. Szering, A. Grumiaux, N. Milstein e teve sua formação complementada no Mozarteum de Saozburg, com Sandor Vegh. Na Europa, apresentou-se com a Filarmônica George Enesco de Bucarest, Orchestra de Lá Suisse Romande e Orquestra de Câmera de Moscou, entre outras. Fez várias turnês pela Argentina, Espanha, França, Alemanha, Portugal, Açores e recitais na Rússia, Itália, Suíça, Espanha e Hungria. Foi premiada pela APCA como “Melhor Solista do Ano”, em 1989, e com o Prêmio Carlos Gomes, em 2000. Recebeu ainda prêmios da APCA como Melhor Conjunto Instrumental do Ano com a Camerata Fukuda (1991) e com o Trio Dell’Arte (1993). Gravou 5 CDs – três deles com Camerata Fukuda, com Concertos de Vivaldi, Bach e obras de compositores brasileiros e dois com Trio Dell’Arte, com obras de Nepomuceno, Dvorak, Brahms e Schubert.
Em 2006, com o Quarteto Camargo Guarnieri (fundado em 2002), recebeu o Prêmio Carlos Gomes, na categoria de Conjunto Instrumental.

 

Vera Astrachan nasceu no Rio de Janeiro e foi aluna de Arnaldo Estrella no Brasil, aperfeiçoando-se posteriormente com Hans Graf e Bruno Seidlhofer em Viena, Ilona Kabos em Londres, e Joaquin Nin-Culmell, em Berkeley. É detentora de numerosos prêmios, entre os quais o 1o Prêmio no Concurso Backhaus, dedicado à obra de Beethoven, Prêmio Jeunesses Musicales em Berlim, e o prêmio de Melhor Solista do Ano (1978 ) pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Apresentou-se com êxito em inúmeras cidades européias e norte-americanas, como Viena, Paris, Londres, Lisboa, Nova York, San Francisco e Los Angeles. No Brasil, além de exercer atividades didáticas ministrando master classes, tem se apresentado como solista convidada das principais orquestras, como recitalista e camerista nos mais renomados centros musicais do país.

 

Programa:                                                 

Primeira Parte

Michio MIYAGY
“Haru No Umi” (Mar de Primavera)

Ludwig van BEETHOVEN
Sonata op. 24 em Fá Maior
Allegro
Adagio molto espressivo
Scherzo
Rondo – Allegro ma non troppo 

Segunda Parte

Camargo GUARNIERI 
Encantamento

Cesar FRANK
Sonata em Lá Maior
Allegretto ben moderato
Allegro 
Recitativo – Fantasia
Allegretto poco mosso

 

 

 

 

 

Serviço 

“Duo de Violino e Piano com Elisa Fukuda e Vera Astrachan”

Quando: Terça-feira, dia 26 de agosto
Horário: 20h30
Local: Teatro São Bento (Mosteiro de São Bento)
Endereço: Largo São Bento s/n

 

 

 

 

 

07
ago
08

Arte no Empório

 

 

Domingo, 17 de agosto tem feirinha de arte em Joaquim Egídio

 

 

 Em agosto a Feira Arte no Empório acontece no domingo, dia 17. Sempre com oficinas para crianças e música ao vivo, a Feira apresenta, a cada edição, trabalhos de diferentes artistas.

 

  No próximo domingo serão esculturas em cerâmicas, para dar um charme ao ambiente; peças em ferro, como motos e lambretas dignas de coleção; aquarelas; jóias de autor com pedras brasileiras; bolsas femininas em variados tecidos; papelaria artesanal forrada em tecido; decoupage em madeira; mosaicos em vidro; fontes, pinça, colheres, garfos em bambu; colchas, cortinas, mantas, porta-trecos, jogos americanos, aventais e almofadas em patchwork; bijuterias em vidro feitas em fusing; moda praia, feminina e infantil em seda pintada e utilitários de cerâmica para culinária japonesa.

Para fazer uma boquinha

Como nem só de arte se alimenta, na Feira tem também barracas com gostosas comidinhas. Lanche de pernil e tortas salgadas artesanais de beringela, queijos, carne seca com abóbora, frango com milho. E ainda, degustação de massas caseiras. Para adoçar a boca, doces finos de chocolate recheados de amêndoas, côco, brigadeiro e nozes e doces caseiros de batata doce, figo, abóbora e côco. E para manter a tradição, bolo de fubá com café, o agrado de sempre aos visitantes da Feira.

Lounge Arte no Empório

Mais uma novidade que vem somar ao aconchego desta feira é o lounge com cara e jeito de casa de campo, criado para que os visitantes fiquem mais à vontade na hora das comidinhas e bebidinhas, ou até parem mais um pouco para apreciar a beleza natural do local. É sentar e não querer mais sair.

“Feira Arte no Empório”

 

Quando: domingo, 17 de agosto
Horário: das 10h às 17h
Onde:
Avenida Heitor Penteado, 1716 – Joaquim Egídio – Campinas
(19 3298 6753) (em frente ao restaurante Vila Paraíso)

 

 

 

07
ago
08

Exposição Passeios – de Márcio Rodrigues

 

Exposição Passeios – de Márcio Rodrigues

 

Márcio Rodrigues abre sua exposição nesta sexta-feira, dia 08 de agosto, às 20 horas, no Tote Espaço Cultural.

 “Passeios” traz sua nova série de trabalhos que tem como tema principal a paisagem que apresenta e desenvolve uma nova configuração construtiva, quer seja em marinas, casarios perfilados ou figuras, sempre elementos de uso do homem. A exposição vai até dia 29 de agosto.

Data: 08 de agosto, sexta-feira
horário: 20 horas

Local: Tote Espaço Cultural
endereço: Av. Maria Franco Salgado, 260
Sousas – Campinas
fone: 19 3258 9298

Visitação até dia 29 de agosto
de segunda a sexta das 9 às 12 e das 14 às 18h
 
 
 

 

07
ago
08

Por que não dançar?

Dizem que existem 13 bons motivos para se dançar e a soma de todos eles faz bem para a saúde. Seja qual for o motivo, dançar é sempre uma ótima opção.

 

Mistura de arte, ritmo e saúde, a dança surgiu pela necessidade de o homem exteriorizar emoções, criar movimentos e expressá-los através do próprio corpo. A prática alivia as tensões, melhora a postura, tonifica e modela o corpo e o resultado disso tudo é a auto-estima lá em cima.

E é nesse e em vários outros ritmos que o professor Ricardo Prata coloca todo mundo para  dançar no salão do Tote Espaço Cultural,em Sousas, todas as segundas-feiras, das 19h30 às 21 horas.

Aulas de Dança de Salão
Segundas-feiras, das 19h30 às 21 horas
Local: Espaço Cultural Tote
Rua Dona Maria Franco Salgado, 260
Sousas – Campinas
Fone: (19) 3258-9298